(Esse fichamento foi feito pela aluna: Rossana Coely de Oliveira Moura, no dia 20/05/2018)
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Silva, Helena; Jambeiro, Othon; Lima, Jussara; Brandão, M. A.
(2005). Inclusão digital e educação para a competência informacional : uma
questão de ética e cidadania *. Ciência Da Informaçao, 34(1),
28–36. https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000100004
O
artigo é escrito por um grupo de pesquisadores que investiga sobre politicas de
informação e inclusão digital. Os autores abordam o conceito de informação
utilitária e contextual a partir de um paralelo com a pirâmide de Maslow, levando em consideração as ações
governamentais a partir do governo eletrônico e o crescente esforço de incluir digitalmente a população.
Os autores, em suas discussões e a partir de estudos sobre conceitos de
inclusão digital percebem a importância da reaproximação do indivíduo, uma vez
que, com o advento da tecnologia, as pessoas se distanciam naturalmente, e
apontam que toda inclusão informacional e digital tenha um contexto humanista.
A
Sociedade da Informação tem a informação como seu principal insumo, assim, a
inclusão digital passa a fazer parte desse fenômeno informação e como tal, pode
ser estudada sob o ponto de vista da Ciência da Informação. A partir dessa
premissa o artigo conceitua inclusão digital como o acesso a informação que
está contida nos meios digitais, levando a assimilação/absorção da informação,
transformando em conhecimento e consequentemente a uma melhor qualidade de vida
a partir do novo conhecimento.
O aprofundamento
dos conceitos de ética e cidadania não é objeto do estudo, no entanto, há uma
relação muito próxima das duas áreas para se conceituar inclusão digital. E
esse processo é inerente ao cidadão do século XXI, então, os autores afirmam
que deve-se considerar o novo fator de cidadania que é a inclusão digital e que
constitui uma questão de ética que todo cidadão deva ser incluído digitalmente.
Os
autores fazem uma reflexão sobre a Sociedade da Informação sem uma cultura
informacional, onde antes mesmo do aparato tecnológico chegar as pessoas
precisam se alfabetizarem informacionalmente, ou seja, precisam entender,
manipular, avaliar e usar a informação para saberem tomar suas decisões de forma
eficaz ou seja, a educação informacional precede processo de inclusão digital e
cidadania.
Palavras
Chave:
Inclusão;
Inclusão Digital; Cidadania; Educação; Ética e Cidadania; Informação.
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